Vinho rosé: como é o processo de fabricação?

Vinho rosé: como é o processo de fabricação?

Nos últimos anos, os vinhos rosés ganharam grande popularidade entre os apaixonados por vinhos. Além de ser uma opção para variar aos brancos e tintos, atualmente existe uma grande variedade de rosés que se diferenciam pela leveza, acidez, teor de açúcar, sabor, suavidade e aromas.
Não só pela variedade, os vinhos rosés conquistaram os apaixonados por vinhos também pela versatilidade para harmonizações e por ser um tipo de vinho que combina com as estações mais quentes e é também uma boa pedida no frio, acompanhando pratos quentes. Abaixo, contamos um pouco sobre como é o processo de fabricação dos rosés.

Diferentes métodos usados na fabricação do vinho rosé

O processo de fabricação dos vinhos rosés pode ser feito através de 5 métodos principais: a compressão direta, maceração curta, mistura de uvas, corte de vinho e sangria.

Compressão direta

A compressão direta é o processo que transforma as uvas em vinho, sejam elas uvas brancas ou tintas. Ambos os tipos passam por essa compressão assim que chegam à vinícola. É a etapa mais bruta do preparo do vinho.

Maceração curta

Na maceração curta, os pedaços de uvas ficam em contato com o mosto, um sumo resultado da compressão da fruta que será levado para a fermentação. No caso do rosé, a maceração pode durar de 6 a 24 horas.
É um tempo considerado intermediário, por ser mais prolongada que o dos vinhos brancos e mais rápido do que é para os tintos.

Mistura de uvas

Esse é um processo que ocorre ainda, mas está ficando cada vez mais incomum. Consiste na junção das uvas antes mesmo da fermentação.

Corte de vinho

Essa etapa já acontece após a fermentação, sendo o processo de mistura dos vinhos tintos e brancos já vinificados.

Sangria

O processo de sangria é o líquido resultado da drenagem dos vinhos tintos. Esse é um processo bastante utilizado em lugares como Califórnia, Estados Unidos e Vale do Napa. Nessa forma, o vinho rosé é resultado de um subproduto do vinho tinto, normalmente se tornam mais escuros e alcoólicos.
Independentemente do método de fabricação, o resultado é um vinho rosé com uma coloração apaixonante, de sabor leve e incomparável. Ideal para um jantar romântico, um almoço em família ou para degustar aproveitando sua própria companhia.
Para encontrar o seu rosé, passe em uma de nossas quatro lojas e aproveite a variedade de rótulos que é só na Adega Brasil.

TB medication can be toxic to the liver and, although side effects are rare, when they appear, they can be very serious. Possible side effects should be discussed with your doctor and include:. viagra malaysia It is very important that all treatments are completed, even if TB symptoms have disappeared.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *