Saiba qual é a taça correta para cada tipo de vinho

Saiba qual é a taça correta para cada tipo de vinho

À primeira vista, pode parecer um detalhe insignificante, existe quem acha frescura e quem não tolera este pensamento porque sabe que a taça certa faz toda a diferença na hora de degustar o seu vinho, sim!

Por isso, se você tem dúvidas na hora de escolher a taça correta para cada tipo de vinho, leia este blogpost até o final e descubra quais são as taças básicas para você não errar na hora de servir.

Formato das taças

Uma taça é formada basicamente pelo aro (sua abertura regula o aroma e dispõe a bebida na boca), bojo (parte que acomoda o líquido), haste (parte que seguramos a taça) e a base (apoio ao restante da taça). No entanto, existem inúmeros tamanhos. Claro que você não precisa ter todas elas. Mas, é interessante entender o motivo dessa variedade: quando o vinho entra em contato com determinada parte da boca, cada modelo proporciona um sabor mais leve ou acentuado.

 

Tipos de taça para cada tipo de vinho

Vinho tinto: Taças Bordeaux e Borgonha

A taça Bordeaux é ideal para os vinhos mais incorporados e mais tânicos (ou taninos, substância que deixa aquela sensação seca na boca após beber alguns tipos de vinhos tintos).  A Bordeaux possui o bojo maior, porém seu aro é estreito, isso concentra o aroma, realça o sabor e ajuda a levar líquidos mais frutados diretamente a ponta da língua, antes que a parte de trás da boca sinta o sabor tanino.

Ao contrário da Bordeaux, a taça Borgonha possui um bojo e aro maior, lembrando um balão, o que favorece muito o aroma e as qualidades mais arredondadas do vinho, porque desta forma acaba as liberando mais facilmente no ar. Além disso, possibilita o líquido ser levado até a parte acima, e ao centro, da língua. Também, acentua a madureza do vinho e diminui sua acidez.

Vinho branco: taça padrão

A taça correta para servir vinhos brancos é a taça branco padrão. O tamanho do bojo é menor que a taça do vinho tinto, assim tem menos contato com o ambiente, mantendo a temperatura do vinho mais baixa. Por sua vez, possui uma haste alta evitando o contato com as mãos quentes, o que pode interferir na temperatura do vinho.

Vinho rosado

As taças são menores que as taças dos vinhos brancos, mas têm bojo maior para acentuar a acidez do vinho rosé.

Vinho doce e fortificado

Com bojo pequeno e a parte superior estreita, este tipo de taça serve vinhos doces (sobremesa) e fortificados para serem ingeridos em poucas quantidades. Seu aro estreito permite que o vinho entre em contato direto com a ponta da língua, região onde os sabores doces são mais percebidos.

Espumante e/ou Champagne: taça flûte

A taça “flûte” (do frânce, flauta), porque possui um formato mais alongado, elegante e delicado, realmente lembra um instrumento musical. Projetando o vinho para a parte final da língua, além de projetar a efervescência e concentrar o aroma do vinho para o nariz.

Degustação técnica: taça ISO

A taça ISO, abreviatura do inglês, significa: International Standarts Organization, é a única taça desenvolvida para servir todos os tipos de vinho, propriamente para ser utilizada em degustações técnicas. É um modelo pequeno, possui bojo maior e alongado com um aro mais fechado.

Em outro blogpost ensinamos dicas de como montar uma adega em casa. Algumas adegas podem ter suporte para as taças de cristal. Se você quer aderir em um cantinho especial, não deixe de conferir.

Home Meet Us. levitra malaysia We MISSION Make a difference with a service specialized in the sale and elaboration of Master Formulas, to improve the quality of life of customers, patients and collaborators.

Javier O. viagra online José Chacpa Canos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *