Dia da Tequila: como é feita e quais seus tipos

Dia da Tequila: como é feita e quais seus tipos

Saiba a origem da tequila

A tequila é uma aguardente de origem mexicana, mais precisamente na cidade de Tequila no estado de Jalisco e é um dos símbolos do país.

Essa bebida destilada está presente em todas as ocasiões, desde reuniões de negócio a encontros familiares. Produzida a partir da raiz da planta agave-azul, que significa “nobre” ou “admirável”, brota em terras vulcânicas, em clima árido e demora dez anos para amadurecer, logo quando nasce sua flor é retirada e feita a colheita. A raiz da agave lembra um abacaxi, que para fazer um litro da bebida, são necessários 7kg da planta. 

Como é feita a tequila

Cada fábrica possui um processo diferente de produzir a tequila, devido às ferramentas utilizadas. A agave passa pelo forno, onde é aquecida com vapor d’água e 98º C durante 42 horas, gerando seu dulçor com o qual é produzido mel para adoçar alimentos. Depois de um período de repouso, os agaves são moídos e recebem água. O caldo gerado vai para a fermentação em uma grande tina aberta capacitada para mais de 15 mil litros. Nela é acrescentado um fungo específico que metaboliza de forma natural por até cinco dias e produz o álcool. Essa etapa é crucial para gerar uma tequila de qualidade. 

Depois desse procedimento, é a vez da destilação que dura cerca de três horas, que consiste em evaporar o líquido, transformando-o em vapor e depois retornando para seu estado líquido. Por lei, a tequila só é reconhecida se passar pelo processo de destilação duas vezes, criando a tequila branca. A tequila branca é armazenada em barris de carvalho em temperatura ambiente de 18º C a 24º C. Para obter seu status de tequila envelhecida deve permanecer no tonel por até três anos.

Principais classificações e categorias

As duas principais classificações da tequila são mixto e 100% agave. O tipo mixto recebe cana ou açúcares de milho antes da fermentação. Já a 100% agave, obviamente é composta somente pela planta pura. Existem ainda, três tipos básicos de tequila: Blanco, Reposado e Anejo.

Blanco: é obtido após a segunda destilação. É a de sabor mais puro e tem coloração branca como água.

Reposado: após a conservação da tequila blanco por aproximadamente dois meses em barris de madeira, tem a coloração levemente escurecida. De sabor ligeiramente mais suave, é a mais consumida.

Anejo: fica um ano no mesmo barril. É a mais escura de todas e tem o sabor de madeira mais marcante. É indicada para os iniciantes no mundo da tequila.

Gostou desse blogpost? Confira mais curiosidades clicando “aqui” e siga nosso perfil no Instagram @adegabrasilcuritiba para acompanhar mais dicas especiais para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *