Conheça os vinhos orgânicos e saiba quais características os diferenciam dos demais

Conheça os vinhos orgânicos e saiba quais características os diferenciam dos demais

Você já ouviu falar sobre os vinhos orgânicos ou teve a oportunidade de degustar algum deles? Os vinhos orgânicos são aqueles produzidos com uvas que tiveram o manejo natural de controle de pragas (por meio da fauna e flora), sem o uso de pesticidas, fungicidas e outros tipos de agrotóxicos. Além disso, são feitas as rotações das lavouras, o que ajuda na recuperação natural do solo. O uso de adubos naturais e do controle de luminosidade por meio de outras plantas facilita no aumento dos nutrientes da terra que estão plantadas as videiras.

As técnicas de produção de vinhos orgânicos foram elaboradas nos Estados Unidos, no Estado da Califórnia. No Brasil, no ano de 1977, na cidade gaúcha de Santana do Livramento, Juan Carrau fez um Cabernet Sauvignon de manejo orgânico. Por isso, ele é conhecido como o primeiro produtor de vinhos finos orgânicos. Estima-se que, no mínimo, 4% da produção mundial de vinhos seja orgânica.

As principais características dos vinhos orgânicos são a coloração mais escura, maior densidade, aroma e sabor marcante e singular, resultado da forma como são processadas as uvas durante a vinificação (processo no qual as transforma em vinho). Nesta etapa, mesmo o vinho sendo orgânico é permitido o uso de quantidades reduzidas do conservante dióxido de enxofre e de leveduras selecionadas.

No momento de escolher um vinho orgânico é necessário verificar as informações constantes no rótulo, lembrando que cada uva tem uma variação de sabor conforme o terroir em que foi produzida. Além da procedência (região, produtor), é importante observar as principais certificações desse tipo de vinho: nacionalmente temos a Orgânico Brasil, e internacionalmente a IMO. Por ser um produto feito por pequenos produtores, nem todos têm certificação.

O tempo de armazenamento do vinho orgânico é quase o mesmo do comum, algumas vezes, por sua forma de produção natural, pode durar até mais. O vinho orgânico é uma excelente combinação entre o cultivo orgânico sustentável (sem agrotóxicos), com o respeito ao meio ambiente e a saúde do consumidor.

Na Adega Brasil temos opções de vinhos orgânicos chilenos, entre eles:

Adobe Reserva: Syrah, Pinot Noir;

Novas Grand Reserva: Carmenere, Pinot noir;

Miguel Torres Ándica: Carmenère, Cabernet Sauvignon.

Os melhores rótulos de vinhos e espumantes você encontra aqui. Visite uma de nossas lojas ou entre em contato conosco pelo telefone (41) 32644232.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *