Como se tornar um enólogo

Como se tornar um enólogo

O enólogo é o profissional que estuda tudo que está relacionado ao universo dos vinhos; do preparo do solo ao engarrafamento e à comercialização. No Brasil, o mercado de enologia vem experimentando uma interessante ascensão que possibilita a chegada de novos profissionais para atender demandas de produção.

Se você é apaixonado por vinhos e tem interesse em se profissionalizar no assunto, é hora de começar! Vamos falar sobre Enologia?

 

ENÓLOGO, ENÓFILO E SOMMELIER. QUAL É A DIFERENÇA?

É comum que estes três termos sejam utilizados como sinônimos, mas, na verdade, eles representam circunstâncias bem diferentes. Como dissemos anteriormente, o enólogo é um especialista nas diversas etapas de produção e comercialização de vinhos, conhecendo todas as técnicas de fabricação da bebida. O enófilo, por sua vez, é um mero apreciador: ele pode até entender do assunto, mas, para ele, a adoração pelos vinhos não passa de um hobby. Por último, o sommelier é um especialista em sabores: em um restaurante ou em um evento, ele é responsável por montar a carta de vinhos e sugerir harmonizações, por exemplo.

 

ONDE POSSO ESTUDAR?

Apesar de só existir um curso de bacharelado em Enologia, na Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, há muitas opções de cursos técnicos para quem quer iniciar a carreira. A maioria dos cursos de Vinicultura e Enologia duram cerca de dois anos, durante os quais você irá aprender tudo sobre plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e comercialização. Ah, e também vai experimentar muitos vinhos, é claro.

 

UMA TAÇA EM UMA MÃO E UM LIVRO NA OUTRA

Ainda que os cursos de Enologia sejam um pouco escassos no Brasil, a boa notícia é que dá pra aprender – e muito! – estudando por conta própria. Um bom enólogo deve conhecer técnicas de produção de diferentes tipos de uva, incluindo seus métodos de plantio e de colheita. É importante ler todo o tipo de conteúdo sobre o assunto, sem esquecer dos livros de Marketing que irão ajudá-lo a entender mais sobre o mercado nacional e suas oportunidades.

 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho de um enólogo é muito amplo. Se você gosta de escrever, pode atuar como crítico em revistas ou sites que falem sobre vinhos. Se o seu interesse é na área de harmonizações, pode atuar como consultor em restaurantes e importadoras. Se prefere o charme das vinícolas, pode, ainda, se tornar o responsável técnico que assina as produções e comanda as diferentes etapas de fabricação da bebida.

E como se o mercado dos vinhos já não fosse cheio de opções, a grande maioria dos cursos de Enologia ainda capacita os alunos a produzirem conhaques, cervejas, sucos e vinagres, expandindo ainda mais as possibilidades. É só escolher a sua especialização e seguir em frente!

 

Continue acompanhando o blog da Adega para receber outros conteúdos exclusivos como esse!

 

That’s precisely the added value. The State of Alarm triggered digital health plans and video consults in Sanitas. levitra malaysia Insurance Companies.

Health Library Search. viagra malaysia price Contact Us.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *