Como classificar um vinho?

Como classificar um vinho?

O vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. No Brasil, ocupa a terceira lista no ranking seguida da cerveja e da cachaça. Não é para menos, pois para os apaixonados por essa bebida uma boa taça de vinho é saudável e cai bem em várias ocasiões. No entanto, mesmo para os iniciantes nesse universo ou para os mais experientes, ainda sobram curiosidades e dúvidas acerca dessa bebida. Agora, você vai poder esclarecer algumas delas, aprendendo a classificar um vinho.  Afinal, ele pode ser especificado de acordo com a classe, cor, teor de açúcar e tipos de uvas. Por isso, continue lendo esse texto para saber mais.

Classe

Existem diferentes tipos de vinhos divididos em:

Vinhos leves: possuem baixo teor de taninos e álcool, uma fragrância mais intensa e coloração mais deliciada. São fáceis de beber, mas isso não quer dizer que possuem baixa qualidade, pelo contrário. Atendem bem ao paladar e podem acompanhar diversos pratos, além de valorizar o sabor dos alimentos.

Vinho de mesa: como o próprio nome diz, esse tipo de vinho é indicado para acompanhar refeições. Ele pode ser tinto, rosado ou branco e possui características doce, muito doce, seco ou meio seco.

Vinho frisante: levemente gaseificado, é uma bebida mais delicada do que um espumante, e harmoniza fácil com comidas mais leves mesmo em suas versões doces ou mais secas.

Vinho composto: é preparado a partir de substâncias de origem animal, vegetal, óleos ou outros ingredientes.

Vinho licoroso ou generoso: possui característica similar ao licor, por receber em sua composição conhaque não envelhecido.

Cor

Outra característica que faz parte na hora de classificar o vinho é a cor! Ela revela muito sobre a bebida e varia de acordo com o tipo da uva utilizada na sua produção, o processo da colheita e a fermentação. Ou seja, a cor vem da uva, mas pode ser modificada pela vinificação e envelhecimento.  E as três colorações disponíveis para consumo são: branco, rosé e tinto.

Teor de açúcar

Outro item dessa lista, é o teor de açúcar. Não somente o sabor da uva interfere na percepção da quantidade de açúcar, também a acidez, o amargor e o aroma influenciam seu paladar ao saborear a bebida. Os sabores são definidos em vinho seco (ou brut), o suave e o dem-sec.

Na Adega Brasil você encontra várias marcas de vinhos entre mais de cinco mil opções de bebidas e muito mais. Visite uma de nossas quatros lojas e se surpreenda.

 

Always try bath water with your elbow before placing your child inside the bathtub. Place children on their backs to faucets or accessories, so they are less likely to play with them and open hot water. viagra malaysia Kitchen and dining room Place the handles of the pots towards the back of the kitchen each time you cook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *