Como armazenar vinhos durante o inverno?

Como armazenar vinhos durante o inverno?

Chegou a época mais fria do ano, perfeita para degustar uma garrafa do seu rótulo de vinho favorito! Se você quer apreciar essa bebida nestes dias frios, mas tem dúvidas sobre qual a forma correta de armazenamento no inverno, então confira as dicas abaixo:

Primeiramente, a preocupação com a temperatura do vinho nesta estação é natural e essencial para deixá-la no ponto certo, preservando suas características para o paladar. No inverno o vinho pode ser consumido em temperatura ambiente, sendo ela entre 16º a 18º C!

No entanto, é importante se atentar para as formas corretas de armazenagem, pois a temperatura, umidade e até luz solar podem agir diretamente na permanência do sabor e aroma dos vinhos. E com certeza você deseja ter a melhor experiência para embalar um momento especial.

O mais apropriado é armazenar vinhos em uma adega climatizada (14ºC). Porém, se você não tem uma em casa, procure guardar em um local arejado, longe de ambientes quentes e paredes expostas ao sol. Se você quer arrumar um espaço perfeito para suas bebidas, saiba aqui: como montar uma adega em casa.

Quanto à posição ideal para guardar a garrafa, especialistas orientam deixá-la na horizontal porque ajuda a hidratar a rolha. Do contrário, poderá dar espaço para o oxigênio entrar, irá secar e encolher, estragando o vinho. Já para os rótulos que possuem tampa podem ficar em pé sem problemas. Para os espumantes não é uma obrigatoriedade colocá-los na horizontal, pois o próprio gás presente na bebida mantém a rolha umedecida.

Além da temperatura e posição ideal, é preciso se atentar para que seja um local sem muitas agitações, para que o vinho descanse. Uma dispensa ou uma caixa com abertura para ventilação.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como armazenar seu vinho sem erro, passe na Adega Brasil e abasteça sua casa com as melhores marcas nacionais e internacionais de vinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *