Degustação: 4 elementos do vinho para prestar atenção

Degustação: 4 elementos do vinho para prestar atenção

Conheça alguns elementos do vinho que fazem toda a diferença na hora de provar um bom vinho, descubra como distingui-los e perceba como cada um afeta o seu paladar:

  1. Acidez

A acidez é uma das principais características de um vinho.  É a acidez que dá ao vinho parte do seu sabor e frescura, contribuindo para a sua conservação, assim como para o envelhecimento dos vinhos. Quando há harmonia entre os diferentes ácidos presentes nas uvas, o resultado é um bom vinho.

 

  1. Taninos

Os taninos são compostos fenólicos, encontrados nas plantas e frutos verdes, com finalidade de protegê-los, afasta os insetos das plantas, pelo seu sabor amargo. Nos vinhos eles estão presentes nas cascas e sementes das uvas, hastes e o carvalho dos barris. Manifestando-se ao nível da cor, aroma e estrutura do vinho, quase sempre de sabor áspero, seco e adstringente. São estas substâncias orgânicas que emprestam ao consumo moderado de vinho os seus diferentes benefícios para a saúde.

 

  1. Carvalho

Uma grande maioria dos vinhos é amadurecido em barris de carvalho, além de que parte tem o processo de fermentação nesse mesmo ambiente. O contato aromático com o carvalho influencia o seu paladar final. No vinho branco, por exemplo, ele confere notas de baunilha, noz-moscada e canela. Já no vinho tinto mais consistente, o contato com esta madeira dá uma delicadeza cremosa que se percebe na hora da degustação.

 

  1. Fruto

Muitos vinhos apresentam aromas e paladares frutados, isso se deve aos fatores bioquímicos presentes no vinho, aliados às características das suas castas originais, que podem sugerir a presença de frutos vermelhos, como morangos, amoras, framboesas, frutos secos, como nozes, avelas, ou ainda limão, maracujá, maças, damascos e tantos outros sabores.

 

 

DO NOT stop taking medicines on your own. levitra malaysia Children, adolescents and young adults should be closely monitored for suicidal behavior.

They feel totally powerless in the face of the situation. viagra tablets Childhood stage: years They are unable to grasp the meaning of their diagnosis or the reasons why they must endure medical treatments, so numerous and often aggressive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *