5 Curiosidades sobre vinhos tintos no inverno

5 Curiosidades sobre vinhos tintos no inverno

O inverno começou oficialmente no dia 21 de junho, com as temperaturas mais geladas, inevitavelmente o corpo pede pratos quentes, alimentos mais calóricos e uma boa bebida para acompanhar.

Ao contrário do verão, quando há preferência pelos vinhos mais leves e refrescantes, nesta estação fria, os vinhos mais encorpados são os escolhidos e ajudam no aquecimento corporal.

Então, confira agora 5 curiosidades sobre vinhos no inverno, desfrute o clima frio com o calor da sua família em casa e aquela taça especial!

curiosidades sobre os vinhos tintos no inverno

5 Curiosidades sobre vinhos tintos no inverno

 

Você sabia?

  1. Por que o vinho combina com o clima frio?

Para quem não sabe, o vinho tem uma função chamada vasodilatadora, ou seja, possui compostos que relaxam os músculos internos dos vasos sanguíneos, melhorando a passagem do sangue, do oxigênio e de nutrientes. Isto é, se dilatam, permitindo a circulação de uma maior quantidade de sangue, causando a sensação de aquecimento corporal.

 

  1. Temperatura ideal do vinho tinto

Vinhos tintos no inverno podem ser consumidos em temperatura ambiente! Ou seja, você pode armazenar a bebida entre 16º e 18º C. Isso é ótimo para quem não tem uma adega climatizada em casa, pois não precisará se preocupar. Você escolhe seu rótulo favorito e degusta a qualquer momento que desejar.

 

  1. Harmonização de vinho tinto no inverno

Dá até água na boca ao pensar naquelas receitas típicas de inverno: caldos, sopas, etc. Pratos mais suculentos, pesados e quentes tendem a “aquecer” o corpo no inverno devido à sua quantidade de calorias presentes.

Os vinhos tintos, por sua vez, são lembrados para acompanhamento no inverno por justamente conter mais taninos em sua composição, ajudando a dissolver a gordura da comida. Os taninos são substâncias químicas presentes nas cascas das uvas, com poder antioxidante, marcantes nesta bebida porque os tintos ficam por mais tempo em contato com ela, por isso se tornam mais escuros e tânicos.

Harmonizam perfeitamente com carnes vermelhas, embutidos, cogumelos, sopas, caldos, risotos… E o famoso fondue de queijo, tradicionalmente combinado com tinto no Brasil, aconchegante nas noites frias e especiais!

5 Curiosidades sobre vinhos tintos no inverno

  1. Maturação do vinho tinto

Os vinhos tintos são maturados em barris de carvalho. Conforme o vinho evapora, o espaço dentro do barril é preenchido por oxigênio, intimamente ligado ao resultado final do sabor e aroma da bebida. Além disso, os taninos são suavizados e a acidez reduzida o que traduzem ao paladar uma sensação mais aveludada. Já o aroma do vinho tinto muda conforme o perfil do barril utilizado na maturação, sua secagem e torra, desde notas de especiarias a café ou coco.

 

  1. Vinho tinto faz bem para saúde

Além de ser uma bebida ideal para aquece seu inverno, harmonizando com pratos da época, os vinhos tintos possuem vários benefícios para a saúde! Que fazem bem para o coração todo mundo já sabe, estudos ainda mostram que consumir moderadamente a bebida pode reduzir as chances de um derrame, Alzheimer, ajudam a manter o peso, agem contra a depressão, diminui o estresse, além de ser bom para combater bactérias dos dentes!

5 Curiosidades sobre vinhos tintos no inverno

Lembre-se: embora muito desejado no clima frio, o inverno não combina somente com os vinhos tintos. Os doces e fortificados também são uma ótima pedida.

Gostou de saber um pouco mais sobre os vinhos tintos? Aproveite a época para abastecer sua adega em casa com a promoção de vinhos da Adega Brasil. Visite a loja mais próxima de você e aqueça seu inverno com as melhores marcas de bebidas do mundo!

 

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *