Dia do Mestre Cervejeiro: você conhece essa profissão?

Dia do Mestre Cervejeiro: você conhece essa profissão?

O dia 19 de junho é uma data muito importante para os amantes da cerveja. Mesmo para quem não viva sem a bebida, esta profissão pode ser desconhecida para algumas pessoas, mas é muito importante por garantir a qualidade e as experiências de quem degusta suas receitas e blends. No entanto, sua atuação está muito além disso, por isso merece reconhecimento e carinho especial. Saiba mais a seguir!

Dia do Mestre Cervejeiro: você conhece essa profissão?

 

O que é e o que faz um Mestre Cervejeiro?

O Mestre Cervejeiro é um profissional responsável pela fabricação de cervejas do início ao fim, faz a negociação com os fornecedores, acompanha e fiscaliza todo o processo produtivo dentro da fábrica, além de orientar a equipe. Ele seleciona a matéria-prima, seus ingredientes, desenvolve e cria novas receitas, aliás sendo ele quem assina diversos tipos de cervejas produzidos em sua empresa. Também participa da fermentação, do controle de qualidade da cerveja, seu resultado final, até o envase que tem impacto direto na eficiência da linha dos produtos prontos, garantindo que os lotes tenham o mesmo sabor, cor, espuma e aroma, chegando perfeitamente ao consumidor final.

 

Dia do Mestre Cervejeiro: você conhece essa profissão?

 

Para alcançar este cargo, é necessário que o interessado seja bastante especializado, possua conhecimento em gerência, planejamento, administração, comando e seja antenado com as atualizações deste universo. O Brasil é um dos maiores produtores de cerveja do mundo e possui muitos cursos voltados para a área!

 

Participação feminina

No 1º Censo das Cervejarias Independentes Brasileiras divulgado em 2019, realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), apontou que o setor ainda é bastante masculinizado, sendo predominante 89% homens.

A inclusão e pluralidade de vozes ainda são temas bastante requisitados pelas cervejarias. No entanto, o crescimento pelo interesse das mulheres na área é inegável, e suas particularidades quanto ao paladar seguindo certos estilos de cervejas mais leves e suaves não são a realidade das consumidoras, portanto a presença feminina é igualmente importante e seu reconhecimento indiscutível.

 

Dia do Mestre Cervejeiro: você conhece essa profissão?

Agora que você sabe o que é e o que faz um Mestre Cervejeiro, conhece a profissão, que tal homenagear a data apreciando uma boa gelada? Afinal, também é uma boa pedida mesmo em dias frios! Nas quatro lojas da Adega Brasil você encontra a cerveja ideal para aquecer e celebrar este dia!

A Adega Brasil homenageia e parabeniza a todos os profissionais Mestres Cervejeiros! Parabéns!

 

 

 

 

 

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *