Conheça os diferentes tipos de whisky

Conheça os diferentes tipos de whisky

A Semana do Whisky da Adega Brasil acontece de 14 a 22 de maio com ofertas especiais em comemoração ao Dia Mundial do Whisky (15). Que tal aproveitar para conhecer um pouco mais sobre essa bebida sofisticada e popular que conquistou o mundo? Neste artigo você confere o que é essa bebida tão apreciada, os diferentes tipos de whisky e suas características especiais para fazer escolher a ideal para você.

O que é o Whisky, a água da vida?

O uísque, ou whisky como é conhecido na Escócia e whiskey na Irlanda, palavra originada da língua celta antiga “gaélica” cujo nome significa “água da vida”. É uma bebida destilada, ou seja, contém maior teor alcóolico do que as fermentadas, produzida a base de cereais, também composta por cevada e colocado em barris para descansar. No entanto, a primeira etapa na sua produção é fermentar esses grãos, depois passa para o processo de destilação onde consiste em tornar o pouco álcool que restou em algo mais concentrado.

Sua diferenciação está entre a fermentação dos grãos e a destilação máxima, de 80% álcool para os de milho e a 90% álcool para os de outros grãos. A escolha dos barris para seu amadurecimento está intimamente ligada ao sabor do whisky, ou seja, definindo suas classificações. Ganhando muito sabor e aroma quando maturados em barris de carvalho como é feito nas melhores destilarias do mundo. O que marca essa bebida é o tempo de seu envelhecimento que varia por 8 anos, 12 anos, podendo passar dos 18 anos, mas não significa que sua qualidade seja melhor.

É difícil precisar quem inventou essa bebida e aonde. Segundo a lenda, o uísque é originário da Escócia, porém, de acordo com um antigo documento de 1405, o whisky foi feito na Irlanda e só depois passou a ser escocês. Sofisticada, muito consumida atualmente, possui várias denominações, diferentes classes e tipos. Existem marcas famosas como Johnnie Walker, Jack Daniel’s, Ballantines, dentre outras.

Quais são os tipos de whisky?

Existem quatro tipos de whisky que são produzidos e comercializados no mundo: o irlandês, o escocês, o japonês e o americano. Conheça:

Scotch Whisky: é o uísque que independentemente da sua classificação, se single malt ou blended, destilado e maturado apenas na Escócia, produzido com grãos maltados ou cevada, deve levar no mínimo três anos de envelhecimento em barril de carvalho.

Whisky irlandês: ou irish whiskey, como é conhecido na Irlanda, pode ser fabricado a partir de qualquer grão maltado, também deve ser envelhecido em barril de carvalho. É um tipo de uísque ideal para quem está iniciando como apreciador dessa bebida, pois a forma como é produzido destilado até três vezes, possuem um sabor mais suave, frutado e levemente apimentado.

Whisky americano: os americanos também chamam a bebida de whiskey, e criaram estilos clássicos para a própria bebida: a Bourbon compõe metade milho e outros grãos maltados. A Straight Bourbon, pura, não contém nenhum outro aditivo ou corante, é amadurecida por pelo menos dois anos. A blended Bourbon, é uma mistura de 51% deste estilo combinada a outra bebida escolhida pelo produtor. Já o Rye é produzido nos EUA, com 51% feito de centeio, e no Canadá, não existe regras quanto a essa proporção. Por último estilo, o Tennessee, feita com a mesma receita do Bourbon, porém usa um sistema de filtragem conhecido de Lincoln Country Process, antes do processo da bebida.

Whisky japonês: segue o mesmo processo, padrões e regras da receita escocesa, e possui características especificas, embora não seja muito conhecida como os outros tipos de uísques. No entanto, de uns tempos para cá, o whisky japonês virou sensação entre os brasileiros.

Aproveite a Semana do Whisky da Adega Brasil com as melhores ofertas de whiskies e abasteça sua adega!

 

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *