Dicas de harmonização para o almoço do Dia das Mães

Dicas de harmonização para o almoço do Dia das Mães

O almoço do Dia das Mães é uma ótima oportunidade para aproveitar a família reunida, dar uma folga para a matriarca e preparar um menu especial para prestigiar a sua mãe como ela merece. Separamos algumas dicas para montar um cardápio da entrada à sobremesa com sugestões de vinhos da Adega Brasil.

Qual o segredo da harmonização?

Não existe segredo. Para acertar na escolha, combine pratos leves com vinhos leves, refeições mais ácidas com vinhos frescos e pratos gordurosos com vinhos mais marcantes para limpar o paladar sem sobressair ao sabor.

Prato de entrada: harmonização de vinho com bruschetta

Os pratos de entrada são uma excelente maneira de mostrar à sua mãe que você pensou em todos os detalhes para surpreendê-la realmente. Confira abaixo como preparar uma fácil e deliciosa bruschetta feita à base de pão tostado com uma cobertura versátil. Por ser uma receita leve, combina muito bem com espumantes, vinhos brancos e rosados.

Ingredientes

  • 1 baguete pequena
  • 2 tomates grandes maduros
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 ramos de manjericão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  2. Corte a baguete em fatias de 1 cm. Coloque as fatias em uma assadeira e asse por cerca de 10 minutos até ficarem crocantes e levemente douradas.
  3. Lave, seque e corte os tomates ao meio. Descarte as sementes e corte cada metade em cubos de 0,5 cm. Transfira os tomates para uma tigela, junte as folhas de manjericão e regue com 2 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture delicadamente. Descasque o dente de alho.
  4. Para montar as bruschettas: esfregue o dente de alho sobre cada torrada e coloque uma porção do tomate temperado. Regue com um fio de azeite e sirva a seguir.

 

Sugestão da Adega Brasil

O vinho vegano Freixenet Chianti D.O.C.G elaborado com a uva Sangiovese na região de Chianti, Toscana, é elegante e sofisticado, possui notas de frutas vermelhas e silvestres, especiarias e uma leve nota apimentada. Agradável ao paladar, suave e macio.

FREIXENET CHIANTI 750 ML

 

Prato principal: harmonização de vinho com cuscuz marroquino

O cuscuz marroquino atende vários paladares, inclusive os veganos e vegetarianos. Este é um prato leve, nutritivo e saboroso que pode ser servido com uma boa taça de Pinot Grigio, vinho branco refrescante e delicado, além de muito versátil para outras harmonizações. Confira o passo a passo dessa receita:

1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 2 xícaras (chá) de água

80 g de manteiga

1 colher (chá) de curry (ou mais se quiser um sabor acentuado)

2 xícaras (chá) de couscous marroquino (sêmola de trigo duro)

1 Dente de alho inteiro

100 g de cenoura em cubinhos

100 g de abobrinha em cubinhos

100 g de cogumelos frescos picados (Shiitake, Shimeji e Portobello)

1/4 pimentões verde, vermelho e amarelo em cubinhos

50 g de uvas-passas escuras

50 g de nozes picadas

Sal, pimenta-do-reino

Cheiro-verde picadinho (opcional)

  1. Leve o caldo de legumes com 30 g da manteiga e o curry ao fogo até ferver.
  2. Numa tigela grande, coloque o couscous marroquino e despeje o caldo fervente. Misture bem, cubra com um pano e deixe hidratar por 5 minutos.
  3. Enquanto isso, numa frigideira em fogo médio, aqueça o restante da manteiga e refogue o alho, a cenoura, a abobrinha, os cogumelos, os pimentões, as uvas-passas e as nozes por uns 5 minutos.
  4. Transfira esse refogado para a tigela com o couscous hidratado e misture bem. Corrija o sal, tempere com pimenta-do-reino e, se quiser, polvilhe cheiro-verde a gosto.
  5. Sugestão: Sirva acompanhando o lombo recheado com geleia de abacaxi e pimenta.

 

Sugestão da Adega Brasil

O vinho italiano Freixenet Grigio Garda Doc é elaborado com a uva Pinot Grigio, possui aromas presentes de flores brancas, frutas brancas e cítricas e um sabor leve, refrescante com um final cítrico.

FREIXENET PINOT GRIGIO 750 ML

 

Harmonização de vinho com sobremesa

Para fechar a harmonização de almoço do Dia das Mães, falta uma deliciosa sobremesa! Porém, nesta dica o vinho é o ingrediente principal: Peras ao vinho tinto!

Ingredientes

  • 3 peras
  • 1 copo e 1/2 de vinho tinto seco de boa qualidade
  • 2 copos de água
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó

Modo de preparo

  1. Retire delicadamente as cascas das peras, corte-as ao meio e retire as sementes, pode deixar com o cabinho porque fica bonito na hora de servir.
  2. Coloque em uma panela o vinho, a água, o açúcar e a canela. Mexa até o açúcar se diluir.
  3. Adicione as peras e deixe no fogo baixo por cerca de 30 a 40 minutos (quando der 15 minutos de cozimento vire as peras).
  4. Para saber se já está no ponto, tire a panela do fogo e veja se o líquido já virou uma calda.
  5. Se estiver bom, é só servir em um prato bem bonito!

 

Na Adega Brasil você encontra uma diversidade de rótulos de várias regiões do mundo para presentear sua mãe! Visite uma de nossas quatro lojas mais perto de você.

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *