Como ler rótulos de vinhos?

Como ler rótulos de vinhos?

Se você é apaixonado por vinhos saiba que o primeiro passo na hora de escolher sua bebida é ler atentamente o rótulo, pois ele te ajuda a escolher o vinho certo sem precisar prová-lo.

O rótulo é uma das principais ferramentas de auxílio, porque ele é o documento de identidade do vinho e serve para informar tudo o que você precisa saber sobre a bebida: país produtor, vinícola, variedades de uvas, safra, teor alcoólico, volume, etc.

Os rótulos são como guias, além de conterem informações obrigatórias regulamentadas por órgãos oficiais do governo de cada país, são como um fio condutor entre o produtor e o consumidor.

São dois os tipos de rótulos de vinho que podemos encontrar:

Rótulos de vinhos do novo mundo: destacam o nome do vinho e a (s) uvas (s) que o compõem (Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, entre outras). São comuns em vinhos de países como o Brasil, Argentina, Chile, África do Sul, Estados Unidos, Austrália.

Rótulos de vinhos do velho mundo: destacam o produtor e a região onde as uvas foram cultivadas (Bordeaux, Champagne, Rioja, Chianti, entre outras). São comuns em vinhos de países como a França, Itália, Espanha, Portugal.

Alguns rótulos acabam sendo mais completos, outros mais genéricos e básicos, porém saber como ler um rótulo é a forma mais elementar de conhecer a bebida.

Veja algumas dicas que irão te ajudar a escolher um vinho através do seu rótulo:

  • Nome do vinho: é usado pelo produtor para distinguir um produto do outro, e, portanto, facilitar sua divulgação e comercialização.
  • Variedade da Uva: serve para indicar o tipo, aroma e sabor do vinho. Informa a casta (ou castas) que produz a bebida.
  • Safra: informa o ano em que a uva que compõe o vinho foi colhida. É através desse detalhe que você sabe qual a idade da bebida. Se não houver a data da safra no rótulo é porque a bebida foi elaborada com safras diversas.
  • Produtor: esta informação está relacionada diretamente com a qualidade do vinho, pois cada produtor tem características únicas e personalizadas. Saber diferenciá-los é essencial para conhecer a origem e qualidade do vinho.
  • Região de origem: ao saber em qual região a bebida foi originada revela a você o clima, o solo, o terroir onde a uva foi cultivada e o vinho produzido.

Outras informações mais detalhadas constam nos rótulos, como Classe, o Teor Alcoólico e o Volume da bebida na garrafa. No contrarrótulo, que fica atrás da garrafa, também indica algumas informações como a composição do vinho, o número de lote da garrafa e a razão social do seu produtor, além de identificação e endereço do importador.

Se você precisa de ajuda para encontrar o seu rótulo perfeito, conte com a equipe da Adega Brasil!

16th Street of September No. cialis malaysia Los Laureles, C.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *