Dicas de como montar uma adega em casa

Dicas de como montar uma adega em casa

Para quem ama vinhos, ter uma adega em casa é muito mais do que um item de decoração. Armazenar corretamente seus rótulos faz com que o sabor seja preservado por muito mais tempo, mantendo a qualidade da bebida. Afinal, até mesmo os melhores vinhos perdem qualidade em sabor se armazenados em condições ruins.
Se você já sabe da importância de ter uma adega para guardar suas garrafas, mas não sabe por onde começar, confira nossas dicas:

Onde devo montar a minha adega?

Muitas pessoas acreditam que para ter uma adega é necessário ter muito espaço em sua casa ou apartamento, ou ainda que é necessário um cômodo só para isso. Se a sua ideia é ter uma grande coleção de garrafas, talvez seja necessário um espaço maior, mas com pouco espaço também é possível montar o seu cantinho especial para guardar seus vinhos.

O mais importante na hora de escolher o espaço não é o tamanho, mas sim verificar se o local tem as condições necessárias para preservação do vinho.
Existem opções de adegas pequenas que são embutidas em armários, na parede da sala e em cima da geladeira, por exemplo, que comportam muito bem uma quantidade reduzida de rótulos. São boas opções para quem não possui muito espaço ou para quem não quer investir um grande valor no projeto.

Principais cuidados para preservar a qualidade dos vinhos

Não importa o cômodo da casa ou tamanho de sua adega, os cuidados básicos servem para todos os casos. O primeiro deles é sobre o material da adega.
As adegas normalmente são feitas de madeira e não só por uma questão de estética, esse material ajuda no controle da temperatura dos vinhos. Um tipo de madeira bastante utilizado é o mogno, por ser resistente e também pelo acabamento mais elegante.
Também é fundamental ter cuidado com a exposição a luz solar, umidade e temperatura inadequada. Ao contar com o apoio de refrigeração para climatizar a sua adega, deixe a temperatura entre 14°C e 18°C.

Além disso, deve-se evitar trepidações, ou seja, monte a sua adega preferencialmente em uma superfície ou parede em que você sabe que não terá problemas de estabilidade e tremedeiras.

Trepidações, ainda que sutis, podem favorecer para que o ar entre em contato com o vinho e isso faz com que a bebida entre no processo de oxidação, reduzindo a duração e qualidade do vinho.
Esses são os principais cuidados na hora de montar a sua adega na sua casa. E para preencher sua adega com os melhores rótulos de vinhos, passe na Adega Brasil.
 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *