Como conservar o vinho depois de aberto?

Como conservar o vinho depois de aberto?

Abrir uma garrafa de vinho é um momento muito gostoso e não precisa de uma data ou motivo especial para isso, não é mesmo?

Mas você sabia que na hora em que abrimos uma garrafa de vinho começa uma reação da bebida em contato com o oxigênio? Nesse momento, o vinho começa a liberar seus aromas e suas características principais se intensificam.

Essa oxidação é importante, mas com o tempo pode ser ruim e estragar o seu vinho.

Independente da qualidade do seu rótulo, até mesmo os vinhos que podem ser armazenados por anos, após abertos, precisam ser consumidos em um curto prazo. 

Abaixo, explicamos por quanto tempo você pode conservar o seu vinho após aberto e como fazer isso. Confira:

POR QUANTO TEMPO EU POSSO ARMAZENAR O VINHO DEPOIS DE ABERTO?

O tempo de duração do vinho após aberto depende bastante do tipo e estilo de vinho. De modo geral, o tempo de preservação do vinho aberto e armazenado na geladeira com a rolha de cortiça é de 3 dias.

  • Espumantes – 1 a 2 dias
  • Brancos e rosés – 2 a 3 dias
  • Tintos leves – até 3 dias
  • Tintos encorpados – 3 a 4 dias
  • Fortificados – 15 a 20 dias

COMO ARMAZENAR?

Existem várias dicas simples de armazenamento que podem ajudar a salvar o resto de vinho que sobrou da garrafa, para você consumir no dia seguinte ou depois com a qualidade preservada. 

Use a mesma rolha

 

Usar a mesma rolha da garrafa para armazenar o vinho na geladeira é a opção mais simples e fácil. É um bom “quebra-galho”, mas é a alternativa que terá maior impacto no sabor da bebida.

Deixe-os na temperatura adequada e na vertical

O calor é um dos inimigos do vinho, assim como a luz e a oxigenação em excesso. Por isso, recomenda-se armazenar o vinho na geladeira, fechado adequadamente e na vertical.

Use bombas a vácuo

As bombas a vácuo, conhecidas como salva-vinho ou vacuvin, permitem uma vedação maior e tornam a oxidação da bebida mais lenta. Trata-se de um objeto composto por rolhas de borracha e uma bomba. O encaixe na garrafa faz uma sucção e retira o ar que ocupou a garrafa.

Com esse aparelho, a duração não é muito mais longa, mas a qualidade do vinho é melhor preservada.  Vinhos brancos podem durar até 2 dias e vinhos tintos mais encorpados até 4 dias. 

Encontre na Adega Brasil os melhores rótulos de vinhos!

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *