Receita | Alcatra ao molho de vinho

Receita | Alcatra ao molho de vinho

As carnes vermelhas combinam perfeitamente com os vinhos tintos, como os Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec. Essa harmonização dá certo quando o vinho é servido como acompanhamento, mas também quando ele é usado no preparo dos pratos.

A alcatra, por exemplo, um corte bovino que fica entre o lombo e a coxa do animal, é uma ótima opção para servir assado com o molho de vinho. Esse prato pode ser servido como prato principal ao lado de batatas salteadas, mas também fica ótimo como acompanhamento de massas.  Veja a nossa dica de receita e o passo a passo:

 

Ingredientes

 

2 dentes de alho

2 cebolas picadas

1 xícara (chá ) de manteiga

3 colheres de sopa de farinha de trigo

1 peça de alcatra (aproximadamente 1,4 kg)

½ garrafa de vinho tinto seco (sugestão: Cabernet Sauvignon)

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

 

Em uma frigideira de tamanho médio já aquecida, coloque metade da manteiga, a cebola e o alho. Frite bem. Aos poucos, acrescente a farinha e vá mexendo para não empelotar e depois reserve.

Em outra panela, preferencialmente de ferro, coloque o restante da manteiga e doure bem a carne de todos os lados. Acrescente o sal e a pimenta para temperar e adicione a mistura de cebola, alho e farinha já fritos. Por fim, coloque o vinho e deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 30 minutos.

Para servir, corte a alcatra em sentido perpendicular às fibras e coloque em uma travessa com o molho por cima. Bom apetite!

Os melhores vinhos tintos para degustação e preparo dos pratos você encontra na Adega Brasil!

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *