Os melhores vinhos de cada região brasileira

Os melhores vinhos de cada região brasileira

Você sabia que existem cerca de 150 vinícolas de vinhos finos espalhadas por todo o Brasil? Além destas, onde produtos mais sofisticados são elaborados para consumo nacional e para exportação, o Brasil também é lar de cerca de outras 1000 vinícolas, a maioria instaladas em pequenas propriedades. Contando com diversos profissionais capacitados para as diferentes etapas da produção de vinhos, o Brasil consegue engarrafar e comercializar produtos frescos, frutados e equilibrados, de nível similar aos famosos rótulos estrangeiros.

Confira quais são as especialidades das três principais regiões brasileiras dentro da indústria do vinho:

 

Vale do Submédio São Francisco (Bahia)

De todas as regiões brasileiras, o Vale do Submédio São Francisco, na Bahia, é a que mais apresenta variedade de tipos de uva. Entre os principais vinhos tintos produzidos estão o Cabernet Sauvignon, o Malbec, o Merlot, o Syrah e o Tannat. Entre os vinhos de uva branca, é possível encontrar o Sauvignon Blanc, o Moscato Canelli, o Chenin Blanc e outros.

As características ambientais desta região possibilitam que as uvas sejam colhidas a qualquer época do ano; configurando um cenário extremamente favorável para a indústria do vinho. Vale a pena consumir os produtos do Vale do Submédio, já que são sempre frescos e carregam qualidade incomparável.

 

Chapada Diamantina (Bahia)

A Chapada Diamantina é mais uma região genuinamente baiana e motivo de orgulho na indústria brasileira de vinhos. Além das famosas paisagens que atraem turistas do mundo todo, a Chapada Diamantina é uma forte produtora de vinhos secos e elegantes, oferecendo bons exemplares de Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Seu potencial para a vinicultura tem atraído profissionais da área, e a previsão é que novos projetos sejam desenvolvidos com cada vez mais frequência por ali.

 

Sul de Minas (Minas Gerais)

A região sul do estado de Minas Gerais atrai os amantes de vinho há um bom tempo. São diversas vinícolas para visitar e aprender um pouco mais sobre este universo, e por isso o Rio Grande do Sul é o lugar certo para degustar rótulos nacionais e entender sobre as etapas de produção da bebida. Entre os vinhos ali produzidos, destacam-se o Pinot Noit, o Merlot, o Syrah e o Tempranillo. Se a preferência é por vinhos brancos, é possível encontrar também excelentes rótulos de Chardonnay e Sauvignon Blanc.

 

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *