Pinot Noir: uma uva especial

Pinot Noir: uma uva especial

Considerada por muitos como a mais elegante das uvas, a pinot noir é originária da França, assim como a cabernet sauvignon, a tannat e a malbec. O berço de seu plantio não poderia ser mais refinado: a pinot noir tem raízes na Borgonha; região considerada como a mais tradicional entre todo o território francês. E quem conhece um pouco de vinhos franceses sabe que isso, no mínimo, quer dizer alguma coisa.

Um dos fatores que fazem da pinot noir uma uva tão especial é a dificuldade presente em seu processo de cultivo: ela é extremamente sensível às alterações de clima e de solo, adaptando-se melhor às temperaturas frias. É a mais delicada e complexa de todas as uvas tintas, e sua vulnerabilidade ao apodrecimento faz com que as exigências durante o cultivo sejam muitas. Por estas e outras, produzir um vinho pinot noir é uma verdadeira arte.

Amora, cereja, framboesa, especiarias, flores e ervas são os aromas mais marcantes em uma garrafa de pinot noir. A boa notícia é que os cuidados em seu processo de vinificação são tão rigorosos que é basicamente impossível encontrar um vinho pinot noir de baixa qualidade. Em questões de corpo, ele é o oposto do cabernet sauvignon: enquanto a cabernet produz bebidas encorpadas e intensas, os vinhos da pinot são delicados e aromáticos.

 

HARMONIZAÇÃO

Um vinho francês tão tradicional quanto o pinot noir sempre irá harmonizar melhor com pratos da mesma região. Algumas receitas, inclusive, ficaram famosas por combinarem com ele há muitos séculos: é o caso, por exemplo, do presunto cozido, do coelho com mostarda e do boeuf, uma carne com legumes cozida lentamente. Entretanto, é possível combinar o pinot noir com pratos mais simples e conseguir uma harmonização igualmente deliciosa: ele vai bem com risotos, carnes assadas e vegetais. Se a ideia for combiná-lo com um queijo, dê preferência aos de massa mole como o brie e o camembert.

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *