Vinho tinto pode ajudar no combate à depressão

Vinho tinto pode ajudar no combate à depressão

Já ouviu dizer que uma taça de vinho tinto por dia faz bem? A ciência confirma! Novas pesquisas revelam que o composto vegetal resveratrol, encontrado nas cascas das uvas, pode combater a depressão.

De acordo com um estudo da Universidade de Buffalo o composto atua bloqueando a expressão de uma enzima relacionada ao controle do estresse no cérebro.

“O resveratrol pode ser uma alternativa eficaz aos medicamentos para o tratamento de pacientes que sofrem de depressão e transtornos de ansiedade”, diz Ying Xu, MD, PhD, co-autora da pesquisa em um comunicado.

Os cientistas identificaram a relação entre o composto com a fosfodiesterase 4 (PDE4), enzima influenciada pelo hormônio do estresse corticosterona.  O excesso desse hormônio no cérebro incentiva o desenvolvimento de depressão ou outros distúrbios mentais.

Testes, feito em ratos, mostraram como as quantidades de PDE4 teriam relação com a depressão e a ansiedade. De acordo com os resultados, a enzima reduz o monofosfato de adenosina cíclico (molécula mensageira que sinaliza mudanças fisiológicas ao corpo) levando a alterações físicas no cérebro. Contudo, quando o resveratrol estava presente, ele agia como neuroprotetor, inibindo a expressão de PDE4.

Lembre-se: A moderação no consumo é chave para o bem-estar e saúde!

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *