Degustação: 4 elementos do vinho para prestar atenção

Degustação: 4 elementos do vinho para prestar atenção

Conheça alguns elementos do vinho que fazem toda a diferença na hora de provar um bom vinho, descubra como distingui-los e perceba como cada um afeta o seu paladar:

  1. Acidez

A acidez é uma das principais características de um vinho.  É a acidez que dá ao vinho parte do seu sabor e frescura, contribuindo para a sua conservação, assim como para o envelhecimento dos vinhos. Quando há harmonia entre os diferentes ácidos presentes nas uvas, o resultado é um bom vinho.

 

  1. Taninos

Os taninos são compostos fenólicos, encontrados nas plantas e frutos verdes, com finalidade de protegê-los, afasta os insetos das plantas, pelo seu sabor amargo. Nos vinhos eles estão presentes nas cascas e sementes das uvas, hastes e o carvalho dos barris. Manifestando-se ao nível da cor, aroma e estrutura do vinho, quase sempre de sabor áspero, seco e adstringente. São estas substâncias orgânicas que emprestam ao consumo moderado de vinho os seus diferentes benefícios para a saúde.

 

  1. Carvalho

Uma grande maioria dos vinhos é amadurecido em barris de carvalho, além de que parte tem o processo de fermentação nesse mesmo ambiente. O contato aromático com o carvalho influencia o seu paladar final. No vinho branco, por exemplo, ele confere notas de baunilha, noz-moscada e canela. Já no vinho tinto mais consistente, o contato com esta madeira dá uma delicadeza cremosa que se percebe na hora da degustação.

 

  1. Fruto

Muitos vinhos apresentam aromas e paladares frutados, isso se deve aos fatores bioquímicos presentes no vinho, aliados às características das suas castas originais, que podem sugerir a presença de frutos vermelhos, como morangos, amoras, framboesas, frutos secos, como nozes, avelas, ou ainda limão, maracujá, maças, damascos e tantos outros sabores.

 

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *