Como surgiu a cerveja?

Como surgiu a cerveja?

Seja em um happy hour, churrasco, ou até mesmo em casa para relaxar, a cerveja é sempre uma boa pedida, ainda mais no Dia Internacional da Cerveja.

Mas você sabia que a primeira cerveja produzida foi, um acidente? Os primeiros registros de fabricação têm aproximadamente 6 mil anos – antes mesmo da escrita – e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. Porém, a cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia, apesar de ser a base do produto, a cevada fermentada, era escura, forte e muitas vezes substituía a água.

A expansão definitiva da cerveja se deu com o Império Romano, que se encarregou de levá-la para todos os cantos onde ainda não era conhecida. Foi na Gália (hoje França) que a bebida ganhou seu nome latino pelo qual conhecemos hoje. Os gauleses denominavam essa bebida de cevada fermentada de “cerevisia” ou “cervisia” em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade.

Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja que, até então, era uma atividade familiar, como fazer o pão ou fiar o linho. Pouco a pouco, começaram a surgir artesãos cervejeiros.

A partir do século XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias e com uma técnica mais aperfeiçoada, os cervejeiros já sabiam que a água tinha um papel determinante na qualidade da cerveja. Assim a escolha da localização da fábrica era feita em função da proximidade de boas fontes de água.

Ainda bem que ela foi ficando cada vez mais popular, nós brasileiros somos fãs de cerveja por excelência. Aqui na Adega Brasil temos de todos os rótulos e para todos os gostos. Passa aqui e garante a sua e a da galera nessa sexta-feira 😊

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *