Harmonizações especiais de Inverno

Harmonizações especiais de Inverno

 

O vinho é a principal bebida quando pensamos em harmonizações gastronômicas do inverno.  Confira algumas dicas de harmonização para você combinar os deliciosos pratos de inverno com os melhores vinhos:

Massas

As massas sempre são uma boa pedida nessa época. Não existe uma regra para esse tipo de harmonização. Porém, a experiência fica muito mais prazerosa se pratos com molhos à base de tomate forem acompanhados de tintos leves e com boa acidez – Sangiovese, Merlot e Rosés – ou carne com tintos um pouco mais encorpados, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc (carne de caça) ou Petit Verdot. Os molhos de queijo pedem brancos mais encorpados como o Chardonnay ou tintos delicados, Pinot Noir, Beaujolais.  Já o molho Al Pesto pede brancos leves e frescos como Sauvignon Blanc, Torrontés, Riesling e Gewüztraminer.

Risotos

Risoto é um prato bem versátil, que cai muito bem no inverno. A companhia ideal para harmonizá-lo vai depender dos ingredientes principais. O Rosé harmoniza com a maioria dos risotos. Os de legumes ou de queijo são bem escoltados por brancos das uvas Chardonnay, Sémillon. Para acompanhar os risotos de carne, linguiça, charque, cordeiro ou cogumelos, vão bem tintos leves como Pinot Noir, Barbera d’Asti, Dolceto d’Alba.

Quer encontrar os melhores vinhos? Passe em uma de nossas quatro lojas 🙂

 

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *